A Conmebol está preparando para os próximos dias o anúncio de uma nova prorrogação da suspensão da Libertadores. Por enquanto, a competição está suspensa até 5 de maio, mas internamente já se sabe que é praticamente impossível retomar a competição nesta data. Agora, a dúvida é saber se o comunicado será de paralisação por tempo indeterminado ou se um novo prazo será colocado.
Nas conversas por chamada de vídeo, três cenários foram discutidos: a volta em maio (que já se sabe que é inviável), junho e julho. O detalhe importante é que não foi discutida qualquer possibilidade de mudança de fórmula. A ideia da Conmebol é continuar com a Libertadores exatamente com o mesmo sistema de disputa, mesmo com o calendário apertado. Para isso, será preciso recomeçar o torneio até julho. Em 2020, a final está marcada, por enquanto, para 21 de novembro, no Maracanã.
Outra questão fundamental para a retomada da Libertadores é a reabertura das fronteiras dos 10 países filiados à Conmebol. Sem isso, não tem como as equipes realizarem os deslocamentos dentro da América do Sul.