O Tolima-COL foi punido pela Conmebol por uma confusão ocorrida no Estádio Bellavista, em Ambato, no Equador, durante o jogo de ida, no dia 4 de fevereiro, contra o Macará-EQU. O motivo foi uma briga entre torcedores das duas equipes.
O jogo, vencido pelo Tolima por 1 a 0, foi marcado por enfrentamentos entre torcedores em parte das arquibancadas. Cerca de 400 colombianos viajaram para acompanhar a partida e entraram em confronto com os equatorianos, com necessidade de intervenção policial.
O Tribunal de Disciplina da Conmebol aplicou multa de US$ 5 mil (R$ 21,6 mil) e fez a seguinte advertência: “em caso de reiterar-se qualquer infração à disciplina desportiva de igual ou similar natureza na qual causou o presente procedimento será de aplicação do artigo 31 do Código Disciplinar da Conmebol”.
Este artigo prevê que uma segunda infração de mesma natureza poderá gerar uma suspensão de até duas partidas. Isto significaria jogar com portões fechados. Mas, pelas informações da imprensa colombiana, não foram registrados problemas nas arquibancadas no jogo da volta, em Ibagué.
O que chama a atenção é que até agora a Conmebol ainda não anunciou qualquer tipo de punição para a Universidad de Chile, mesmo com o vandalismo de parte da sua torcida no final da partida contra o Inter, no Estádio Nacional, em Santiago.