Rafael Barleze, coordenador científico do Inter, foi uma das atrações do Barça Sports Nutrition Conference, um dos principais eventos de nutrição esportiva do mundo, que foi realizado no Camp Nou, no início de outubro.
O trabalho do profissional, que está desde 2017 no Beira-Rio, chamou a atenção dos organizadores do evento, que fizeram o convite para a sua participação. Em Barcelona, Barleze esteve ao lado de referências da área de medicina, fisioterapia, performance e nutrição. Na sua palestra, explicou como funciona o trabalho de otimização metabólica desenvolvido com os jogadores do Inter:
— Foi a apresentação de uma metodologia que venho trabalhando nos últimos anos, que compreende em melhorar os parâmetros metabólicos dos atletas em três pilares principais: melhora da adaptação de treinamento, aumento da performance física em jogos e aceleração da recuperação entre partidas. Lá foram mostradas as implicações práticas, os resultados em dados e as evidências científicas que as embasam. E como muitos dos efeitos são conquistados com recursos alimentares e suplementação, a data escolhida para a palestra foi o dia exclusivo da nutrição.
Na platéia de cerca de 500 pessoas, destaque para profissionais de nutrição esportiva dos principais clubes do mundo, incluindo potências como o Manchester City. Entre os sul-americanos, a curiosidade dos profissionais de River Plate e Boca Juniors foi saber como é feito o trabalho com D'Alessandro, com sua longevidade em alto nível.
Barleze tem apenas 36 anos, e o reconhecimento internacional foi a confirmação do trabalho desenvolvido aqui, que envolve melhora do sono, alimentação adequada, suplementação e controle de estresse. A inovação na rotina do Inter foi uma ideia do vice de futebol Roberto Melo, responsável pela sua contratação. Para a palestra, o coordenador científico estudou e fez toda a sua apresentação em espanhol. Ele era o único brasileiro convidado pela organização.
— É gratificante poder retribuir desta maneira, com um reconhecimento internacional, a oportunidade que o clube me deu para desenvolver este trabalho. Esta é a melhor forma de agradecer todos os profissionais envolvidos, presidência, diretoria, comissão técnica e principalmente os jogadores que me ajudam no trabalho. Foi bom ver a metodologia do Inter ser colocada como referência para o mundo. Costumamos importar conhecimento. Ter a oportunidade de chamar a atenção dos profissionais europeus é raro. Existem excelentes profissionais de todas as áreas trabalhando aqui na dupla Gre-Nal — contou Barleze.