Com a boa atuação contra o Palmeiras, Rômulo está cotado para receber nova oportunidade na partida decisiva diante do Athletico-PR, pela Copa do Brasil. Como Maicon ainda é dúvida, o volante emprestado pelo Flamengo é a primeira alternativa.
O nome de Rômulo ainda provoca desconfiança entre os torcedores do Grêmio. Em 2019, até esta partida da Libertadores, ele ainda não tinha feito grandes atuações. Mas o volante é jogador da confiança de Renato. O técnico aposta na sua experiência, que inclui bons momentos no futebol.
Após surgir na equipe principal do Vasco em 2010, Rômulo fez uma temporada mágica em 2012. Foi titular na campanha da Seleção Brasileira que conquistou a medalha de prata na Olimpíada de Londres.
No mesmo ano, foi convocado para a Seleção principal, e até gol fez em um amistoso contra a Argentina, nos Estados Unidos. O volante aproveitou cobrança de falta de Neymar e marcou um belo gol, abrindo o placar. O problema é que do outro lado estava Messi, que comandou a virada argentina, que acabou vencendo por 4x3.
No final da temporada, o Vasco vendeu o valorizado atleta para o Spartak (RUS), por 8 milhões de euros. No futebol europeu, ele teve o azar de sofrer lesão no joelho. Passou por duas cirurgias e parou quase dois anos. Na volta, chegou a ser novamente convocado para a Seleção Brasileira.
Em 2017, acertou a rescisão de contrato na Rússia e foi contratado pelo Flamengo. Não teve sequência, e foi emprestado ao Grêmio no início de 2019. Aos 28 anos, experiente e com um belo currículo, Rômulo é o jogador de confiança de Renato para segurar o Athletico-PR e garantir vaga na final da Copa do Brasil.