Pelo contrato assinado em 2018 entre Conmebol e Facebook, a rede social conseguiu transmitir jogos importantes da Libertadores de 2019, incluindo partidas de Grêmio e Flamengo.
Pelo que foi estabelecido, o Facebook tinha direito a transmitir para o Brasil 27 partidas exclusivas, sempre às quintas-feiras. Os jogos do Grêmio contra Libertad (oitavas de final) e Universidad Católica (fase de grupos), e do Flamengo diante do San José (fase de grupos), tiveram transmissão pelo site.
A questão é que, pelo contrato, os jogos disponíveis no Facebook acabaram nas quartas de final. Portanto, as semifinais, entre Grêmio x Flamengo e River Plate x Boca Juniors, agora serão veiculadas na TV aberta e fechada.
No caso de Grêmio x Flamengo, os jogos de ida e volta serão transmitidos pela RBS TV e pela Fox.
Mas a relação entre Conmebol e Facebook não acabou. Pelo contrário. O contrato prevê a parceria até 2022. Portanto, serão mais três edições da Libertadores com a rede social presente.
O que ainda será negociado é a possibilidade de se acabar com a exclusividade do Facebook, assim como foi feito nos demais países a América do Sul. Neste caso, os jogos das quintas seriam transmitidos também pela TV fechada. Em contrapartida, a rede social ganharia novos jogos para colocar na sua grade às terças e quartas, também divididos com canais fechados.
Portanto, a Libertadores de 2019 acabou para o Facebook. Mas em 2020, estará de volta. E com possibilidade de ter mais partidas à disposição.