Os jogos do Grêmio contra o Libertad, pelas oitavas de finais da Libertadores, serão transmitidos somente pelas redes sociais. Apesar das tentativas das emissoras de canal fechado, a situação não será modificada.
O Facebook tem um acordo com a Conmebol e possui a exclusividade da transmissão dos jogos das quintas-feiras. Só que existe uma pressão para modificar o que está estabelecido. Em abril, Facebook e Fox Sports se acertaram, e estas partidas passaram a ser exibidas também em TV fechada.
O acerto, no entanto, vale apenas para os países de língua espanhola. O Brasil ficou de fora desta alteração contratual.
Nos últimos dias, foi feito um esforço para incluir o país no novo acordo. Mas não deu certo. Durante a Copa América, conversei com alguns diretores da Conmebol, e todos foram unânimes aos falar sobre a dificuldade para mudar a situação.
Nesta semana, a confirmação veio em contato com Ariel Ramírez, diretor de Assuntos Corporativos da Conmebol. Os jogos entre Grêmio x Libertad, nos dias 25 de julho e 1° de agosto, serão transmitidos apenas pelo Facebook.
A transmissão exclusiva em plataforma digital, às quintas-feiras, vai até as quartas de final da Libertadores. A partir das semifinais, as partidas serão veiculadas também em TV aberta e fechada. O mesmo vai ocorrer na final, com jogo único, em Santiago.
O contrato entre Conmebol e Facebook vale até 2022. Os jogos do Grêmio contra o Libertad terão transmissão da Rádio Gaúcha e tempo real em GaúchaZH e no aplicativo Tricolor GZH.