O jogo do Inter contra o Caxias, neste domingo (17), no Beira-Rio, terá um significado especial não só para o time colorado, mas também para o Gauchão. Isto porque este é o confronto direto que poderá evitar um Gre-Nal antecipado na competição.
Sempre imaginamos o clássico na final, mas nem sempre acontece. No ano passado, o duelo foi nas quartas de final, o Grêmio avançou e foi campeão diante do Brasil-Pel na decisão.
Pois em 2019, a situação é a seguinte. Estamos na sétima rodada da fase classificatória, o Grêmio é o líder e o Inter, o quarto colocado. Se os dois finalizarem esta etapa nestas colocações, o Gre-Nal será nas semifinais - se os dois avançarem nas quartas. O Inter precisa ficar em segundo ou terceiro lugar para evitar o encontro indesejado.
A questão é que o Caxias é justamente o terceiro colocado. Então o jogo do Beira-Rio é um confronto direto.
Com uma vitória, o Inter ultrapassa o adversário, e faltando apenas quatro rodadas para o término da primeira fase, ficaria em uma situação tranquila. Como o Grêmio dificilmente vai perder o primeiro lugar, aí ficaria tudo encaminhado para os clássicos na grande decisão do Gauchão. O que não ocorre desde 2015.