O Tribunal de Disciplina da Conmebol vai definir neste sábado (3) o futuro do Grêmio na Libertadores. O julgamento, marcado para às 13h30, na sede da entidade, decidirá se o River Plate será punido pela ação irregular do técnico Marcelo Gallardo.
Os integrantes do tribunal são nomeados pela própria Conmebol, depois de indicações das federações dos países integrantes da entidade, como CBF e AFA. Para traçar um perfil dos juristas que vão analisar o caso, conversei nesta quinta-feira (1º) com pessoas que têm atuação forte nos bastidores do futebol sul-americano.
Com todos que falei, ouvi a mesma preocupação, que é a interferência da alta cúpula da Conmebol em julgamentos importantes. Neste sábado, o trabalho será conduzido por três membros do tribunal:
Eduardo Gross Brown (Paraguai)
É considerado o mais influente dos integrantes do grupo. Seu posicionamento é muito respeitado, e normalmente seguido pelos colegas. Sócio do escritório Gross Brown, é especialista em direito financeiro e comercial, e também presidente do Assunción Golf Club. Nesta Libertadores, aplicou a suspensão ao técnico do Boca Juniors, Guillermo Barros Schelotto, para o jogo contra o Plameiras, nas semifinais.
Amarilis Belisario (Venezuela)
Na avaliação de especialistas que acompanham o trabalho do tribunal, a venezuelana é considerada pouco representativa. No entanto, participou da decisão que aplicou uma multa de US$ 112 mil ao Grêmio no caso em que o clube enviou aos patrocinadores da Libertadores material com supostos erros de arbitragem antes do segundo jogo da final de 2017, contra o Lanús. É também secretária executiva e assessora jurídica da federação venezuelana de futebol.
Cristóbal Valdés (Chile)
É elogiado pela sua inteligência e capacidade profissional. No entanto, por ser novo no tribunal, a aposta que se faz é que ele não deverá ter autonomia para uma decisão mais radical. É dele a decisão que puniu Gallardo com suspensão de um jogo, que teria que ser cumprida na Arena.
O julgamento, no Tribunal de Disciplina, está marcado para sábado, às 13h30. Depois de finalizado, o resultado será divulgado, através de uma nota oficial, ainda na tarde de sábado, ou no máximo domingo (4) pela manhã.