Durante o período de preparação da Seleção Brasileira para a Copa do Mundo, me chamou a atenção que Tite, em duas oportunidades, em Londres e Viena, citou uma expressão de Manel Estiarte. A frase é a seguinte: "Quando o adversário estiver melhor, se agarra no pescoço dele. Não sofre o gol".
O comandante da Seleção Brasileira quer dizer com isso, que o seu time pode ser melhor durante boa parte do jogo, mas que em alguns momentos o adversário vai ser superior. E é exatamente neste instante que ele quer atenção. Então Tite está usando muito essa frase para os seus jogadores, para que eles mentalizem que é preciso fazer qualquer coisa para evitar o gol adversário. É a hora de apertar a marcação. E pelas reações do técnico, dá para ver que ele se empolga muito com essas frases, e consegue passar melhor a sua mensagem usando esta estratégia.
Mas afinal, quem é Manel Estiarte? Ele é uma lenda na Espanha. Não no futebol, e sim no polo aquático. Foi escolhido o melhor do mundo em sete temporadas consecutivas, marcou 1561 gols em 578 jogos, e disputou seis olimpíadas pela seleção espanhola. Hoje com 56 anos, é auxiliar de Guardiola no Manchester City. Nunca jogou futebol, mas é considerado um gênio na arte de administrar vestiário, e acompanha o técnico desde a época do Barcelona.
É também nas frases de Manel Estiarte, que Tite está buscando inspiração para as suas palestras para os jogadores na Copa do Mundo.