Os adversários na primeira fase da Copa do Mundo serão conhecidos apenas no sorteio marcado para o dia 1° de dezembro, no Kremlin, em Moscou. Mas as datas, locais e horários dos jogos estão definidos. A Fifa já montou toda a tabela. Por exemplo, se sabe que o “B 1” vai jogar contra o “B 2” no dia 15 de junho, às 21h (horário local), no Fisht Stadium, em Sochi.
Os times que estarão em campo vamos conhecer apenas no sorteio. Mas com o chamado “match schedule” pronto, é possível fazer a projeção de qual é o melhor grupo do ponto de vista da logística. Considerando que Sochi foi a cidade escolhida para a concentração durante o período do torneio, o grupo dos sonhos para o Brasil é o B. É justamente a chave com os melhores deslocamentos.
Pela tabela, a estreia é em Sochi. O segundo jogo será em Moscou e, o terceiro, em Saransk. Ficando em primeiro lugar, o confronto das oitavas é em Moscou, o das quartas em Sochi, e semifinal e final em Moscou. Ou seja, quatro jogos em Moscou (todos no Luzhniki, o principal estádio da Copa), duas partidas em Sochi (local da concentração) e um jogo em Saransk (fica próxima da capital). Como todos os voos fretados, as viagens não serão problema. Entre Sochi e Moscou são 2h20min de viagem.
Em relação aos adversários, é preciso esperar o sorteio. Vale lembrar que nas últimas Copas, o Brasil deu sorte. Em 2014, pegou Croácia, Camarões e México. Em 2010, Portugal, Costa do Marfim e Coréia do Norte. Para 2018 a Rússia, como sede, será cabeça de chave do grupo A. Os outros sete cabeças de chave serão novamente definidos pelo ranking da Fifa. A última atualização é a seguinte:
- Alemanha
- Brasil
- Portugal
- Argentina
- Bélgica
- Polônia
- Suíça
- França
- Chile
- Colômbia