A decisão do Gauchão 2024 representou um momento histórico para o árbitro Rafael Klein. Isso porque foi a primeira final da carreira do juiz da Fifa. Faltava esse jogo no currículo e aconteceu da melhor forma. Com boa atuação dele e da equipe de arbitragem.
O jogo teve dois lances incríveis com acertos que merecem destaque. O gol do Juventude teve precisão absurda da assistente Maíra Moreira. A jogada é bastante complexa. Um bate e rebate na área, goleiro saindo, bola desviada. Aconteceu muita coisa e ela estava foçada para perceber que Gilberto estava em condição legal.
O outro lance foi o segundo gol do Grêmio. O acerto foi a aplicação da vantagem em uma falta na entrada da área. Os próprios gremistas reclamam pedindo a marcação. Só que Klein teve uma leitura rápida para deixar o jogo seguir. Deu a vantagem e a consequência disso foi o gol. Logo, um acerto de condução com impacto em lance capital.
Houve também um lance em que o Juventude esboçou reclamação de pênalti de Caíque em Gilberto no primeiro tempo, mas não houve a infração. O que ocorre é uma dividida de bola. Os dois jogadores chegam quase juntos na tentativa do chute. A disputa provoca um choque de pé com pé, mas não há a infração. Os dois visam e chegam a tocar a bola. Segue o jogo.
Rafael Klein teve uma grande final de estreia. Fez um bom trabalho. Ajudou a legitimar o resultado do jogo junto com a equipe de arbitragem.