O Gauchão 2024 promete muitas novidades no trabalho da arbitragem. A principal delas é a aposentadoria do mais experiente juiz do Rio Grande do Sul. Mais de duas décadas depois de começar a trajetória no apito, Leandro Vuaden se despediu dos gramados na última rodada do Brasileirão para assumir a condição presidente da Comissão Estadual de Árbitros de Futebol da Federação Gaúcha de Futebol (CEAF/RS). Ele assume o cargo ocupado por duas décadas por Luiz Fernando Gomes Moreira.
Menos de uma semana depois de ser oficializado no cargo, Vuaden já começa a colocar em pratica uma nova filosofia de trabalho. A primeira mudança será percebida muito antes do apito inicial do jogo de abertura do Gauchão. Haverá uma nova maneira de escolha dos árbitros para os jogos da competição. As escalas não serão mais sorteadas. Haverá designação de forma direta.
— Audiência pública a partir de 1º de janeiro de 2024. Essa é uma situação que eu entendo que não pode ser diferente. No meio do futebol, vai jogar aquele que está melhor preparado para começar a partida. Nós utilizamos da mesma prerrogativa, até porque, hoje, a lei nos permite. Vamos fazer com designações feitas através da comissão de arbitragem — ponderou o novo presidente da CEAF/RS.
Vuaden considera que a audiência pública para a definição das escalas contempla fazer as melhores escolhas de árbitro de acordo com o perfil dos jogos.
Claro que as diretrizes de trabalho aplicadas pela arbitragem a partir da chegada de Leandro Vuaden só serão percebidas a partir da pré-temporada e com a competição em andamento. O que o ex-árbitro adianta é que as orientações técnicas, como situações de mão na bola e bola na mão, levarão em conta uma hierarquia daquilo que é determinado pelas principais entidades do futebol brasileiro e mundial.
— Vamos seguir todas as orientações de uma ordem de escala Fifa-Conmebol-CBF, ou seja, vamos trabalhar alinhados e cumprir aquilo que quem determina a regra e faz ela. Somos um braço e temos obrigações a repassar aos árbitros, bem como o futebol — completou.