A confirmação da escala de arbitragem do Gre-Nal 438 coloca Leandro Vuaden cada vez mais na história do clássico. O confronto do próximo domingo (5), na Arena do Grêmio, será o 18º da carreira do juiz de 47 anos. Ele já é o quarto na lista dos que mais apitaram jogos entre os dois times. E ainda pode ganhar posições.
Não é pouca coisa estar quase no topo de um ranking que tem Carlos Martins (25), Agomar Martins (23) e Carlos Simon (19) nas primeiras posições.
Esse fato fez com que eu procurasse o Instituto Marcos Bertoncello para uma consulta importante na tarde desta quinta-feira (2). O questionamento era bem simples. Quantos personagens deste Gre-Nal têm mais de 18 clássicos na carreira? (Isso levando em consideração os jogadores e treinadores dos dois times)
A resposta do Bertoncello, o homem que tudo sabe e tudo vê, foi justamente o que motivou o título desta coluna. Apenas Renato Portaluppi tem mais Gre-Nais na carreira do que Vuaden.
Olha que estamos falando de um jogo que tem figuras como Mano Menezes, Kannemann, Diego Souza e Rodrigo Moledo.
Quando falo que Vuaden só não é mais cascudo do que Renato estou me referindo justamente ao número de clássicos dos quais eles participaram.
Vale lembrar que Renato esteve dentro de campo como jogador e já soma quatro passagens como treinador no Tricolor. É um dos técnicos que mais comandou o clube. A história é longa.
Que fique claro que não estou comparando Renato e Vuaden. Estou apenas usando um fato com base em uma estatística para enaltecer a importância e o tamanho que o juiz está alcançando no duelo entre Grêmio e Inter a cada ano que passa.
Isso ninguém pode apagar. Vuaden já é um dos maiores árbitros da história do Gre-Nal.
Gre-Nal 438*
- Árbitro: Leandro Pedro Vuaden
- Assistente 1: Rafael Alves
- Assistente 2: Mauricio Penna
- 4º Árbitro: Jonathan Pinheiro
- VAR: Daniel Bins
- AVAR: Lúcio Flor
* Todos os integrantes da equipe de arbitragem são do Rio Grande do Sul.