Um árbitro promissor terá a responsabilidade de apitar o jogo do Inter contra o Atlético-GO, neste sábado (28), às 21h, no Estádio Antônio Accioly, em Goiânia, pela 23ª rodada do Brasileirão. Quem comanda a partida é o catarinense Ramon Abatti Abel. O juiz de 31 anos entrou no quadro da CBF em 2017 e fez a estreia em partidas da Série A no dia 13 de setembro deste ano.
Desde então, deu boa resposta e recebeu outras escalas. Um dos cinco confrontos que comandou na elite do futebol brasileiro foi a vitória por 2 a 1 Grêmio contra o Coritiba. Teve desempenho seguro na oportunidade.
Abel é reconhecidamente um árbitro que conseguiu ganhar espaço na Série A muito jovem e de maneira rápida. Isso é bom porque aumenta o horizonte para a carreira. Só que ao mesmo tempo acelera a necessidade de amadurecimento e eleva o risco de oscilação.
Quem escala não pode ter medo de errar. Se há merecimento e confiança no juiz, ele precisa trabalhar independente da idade.
Outro ponto para ser observado no jogo do Inter é que o VAR será o também catarinense Rafael Traci. Será a segunda escala do juiz do quadro da Fifa desde a polêmica partida entre São Paulo e Grêmio pelo Brasileirão.