O amarelo aplicado para Matheus Henrique foi o erro da arbitragem na vitória por 2 a 1 do Grêmio contra o Coritiba, nesta quarta-feira (7), na Arena, pelo Brasileirão. No entanto, há uma ressalva importante que precisa ser feita na análise do cartão mostrado pelo árbitro catarinense Ramon Abatti Abel.
Embora a percepção inicial passe a impressão de falta por conta da velocidade da disputa, o volante gremista atingiu só a bola. Além disso, Matheus Henrique recolhe a perna para evitar o contato com o adversário.
O recurso da imagem coloca não só a ideia de que o amarelo foi equivocado, mas também de que a falta sequer aconteceu. A ressalva é essa. O lance não foi óbvio no campo.
De outra parte, o VAR voltou a ser decisivo. O Coritiba teve um gol corretamente anulado no primeiro tempo porque Robson estava impedido. O gol teria sido validado sem o recurso eletrônico.
Isso é o que fica de mais importante na partida. São os lances capitais que mudam a história e interferem diretamente par a fazer justiça no placar de um jogo.