Edina Alves Batista teve ótima atuação na vitória por 1 a 0 do Grêmio contra o Fluminense, neste domingo (8), no Maracanã, pela 20ª rodada do Brasileirão. O desempenho não surpreende. Apenas serve para confirmar a regularidade do trabalho da árbitro do quadro da Fifa.
É claro que as decisões técnicas são as que mudam a história do jogo. Quando a partida termina, a principal pergunta sempre é com relação aos lances capitais. É aí que os acertos são quase sempre sinônimo de bom desempenho.
Apesar disso, o que quero destacar da atuação da arbitragem é outro aspecto tão importante quanto tomar decisões corretas, mas que não se explica por uma jogada pontual. Edina Batista foi muito bem na condução disciplinar.
Foi exercendo autoridade, tendo imposição e demonstrando firmeza nas decisões que ela colocou o jogo no bolso.
Precisou tirar o cartão apenas em uma oportunidade, já no apagar das luzes. A advertência foi para Diogo Barbosa, e o motivo foi retardar a cobrança de uma lateral.
A maior prova de um trabalho bem feito foi a cena após o apito final: Renato e Odair Hellmann, técnicos dos dois times, fizeram questão de ir até o centro do gramado para parabenizar Edina Batista pela atuação. Isso resume o que foi o jogo.