Adotar o silêncio e esperar a poeira baixar. Essa foi a decisão do árbitro Rafael Traci depois da partida polêmica entre São Paulo x Grêmio no Morumbi. O juiz do quadro da Fifa pediu para não se manifestar sobre os lances que ocorreram na partida da rodada passada do Brasileirão quando foi procurado pelo repórter Saimon Bianchi, de GZH.
Em uma rápida troca de mensagens por WhatsApp, Traci disse que até gostaria de responder as perguntas enviadas, mas preferia não falar justamente para "evitar mais polêmicas".
No entanto, ele deixou transparecer o desconforto com as críticas recebidas após o confronto, que gerou fortes reclamações da equipe gaúcha. E pediu que a análise do trabalho da arbitragem seja feita sempre de forma técnica, com correção e sem bairrismo.
— Não tenho nada a declarar. Se você é árbitro e for correto e sem ser bairrista, vai analisar corretamente. Abraço — ponderou o juiz por meio de mensagem.
Rafael Traci não foi colocado na escala de nenhuma partida da 18ª rodada do Brasileirão. Já o VAR da partida entre São Paulo e Grêmio, Elmo Alves Resende Cunha, está designado para fazer a mesma função em Inter x Flamengo no próximo domingo.