Anderson Daronco será o árbitro da final do Gauchão entre Grêmio e Caxias neste domingo (30). Não há motivo para preocupação, ainda mais depois do desempenho seguro de Jean Pierre Lima na partida de ida. O terreno está mais do que preparado para um jogo tranquilo.
Não ficou nenhuma polêmica pendurada que possa gerar um clima de tensão prévio para o confronto na Arena do Grêmio. A maior preocupação para Daronco será encarar a maratona que vem pela frente depois.
Na próxima segunda-feira (31), o juiz da Fifa embarca para Buenos Aires para uma espécie de "operação" Libertadores. A Conmebol fez uma convocação de árbitros para a reta final da fase de grupos.
Daronco foi chamado para ficar durante quase dois meses em regime de concentração para atuar nos jogos que serão disputados pela competição sul-americana na Argentina.
O juiz estará acompanhado do assistente gaúcho Rafael da Silva Alves, que também está escalado na final do Gauchão, e outros dois brasileiros: o árbitro Bruno Arleu de Araújo e o bandeira Fabricio Vilarinho.
Além do quarteto brasileiro, um quarteto chileno também foi selecionado para atuar nos jogos na Argentina. Ao todo, eles terão a responsabilidade de comandar os 10 jogos que faltam pela fase de grupos a serem disputados naquele país.
Para o Brasil, a Conmebol mandará equipes de arbitragem do Uruguai e da Argentina para os jogos restantes no território nacional. Assim, a entidade está resolvendo de forma muito criativa o problema de logística e conseguirá manter os protocolos sanitários. É um acerto gigante para a retomada da Libertadores.