Se o peso da escala de arbitragem reflete a preocupação com a dificuldade do confronto, a Conmebol está esperando uma "fumaceira" no jogo entre Tolima x Inter. A entidade escalou um dos melhores árbitros da atualidade para comandar a partida de ida da terceira fase da Libertadores, nesta quarta-feira (19), às 21h30min, no Estádio Manuel Murillo Toro, em Ibagué, na Colômbia. Quem apita a partida é o chileno Roberto Tobar, 41 anos.
Interessante que o nível de experiência dos árbitros foi crescendo conforme o avanço dos colorados na competição sul-americana. A estreia contra a Universidad de Chile, fora de casa, teve comando do argentino Facundo Tello, praticamente um estreante na Libertadores. Depois, na segunda partida contra os chilenos, a régua subiu e o escolhido foi o uruguaio Esteban Ostojich.
Agora chegou a vez da terceira partida e a escolha foi de outro patamar. Tobar fez as principais decisões do continente na temporada passada.
Ele apitou as finais da Libertadores entre Flamengo x River Plate, da Recopa Sul-Americana entre River Plate x Athletico-PR e da Copa América entre Brasil e Peru. Em 2018, já havia comandado as decisões da Copa Sul-Americana entre Athletico-PR x Junior Barraquilla e a partida de ida entre Boca Juniors x River Plate pela final da Libertadores. Currículo não falta para ele em mais de 60 jogos internacionais na carreira.
Tobar tem uma partida do Inter no retrospecto, que foi a derrota por 2 a 0 para o Flamengo no confronto de ida das quartas de final da Libertadores do ano passado. Naquela vez, o juiz teve atuação segura e não interferiu no resultado. O jogo desta quarta-feira está em boas mãos.
Tolima x Inter
- Árbitro: Roberto Tobar
- Assistente 1: Alejandro Molina
- Assistente 2: Cláudio Urrutia
- 4º árbitro: Cristian Garay