Se tivesse sido expulso por Leandro Vuaden, Renato não poderia deixar o Beira-Rio reclamando da decisão do juiz. A atitude do treinador do Grêmio deu margem para esse tipo de interpretação. A falta de punição ao técnico gerou protestos do Inter após o Gre-Nal 419.
Deixando a polêmica de vestiário do lado, considero importante trazer o que diz a regra sobre a conduta do treinador à beira do campo. De acordo com o texto, todas as pessoas que têm a presença autorizada na região dos bancos de reservas precisam respeitar algumas diretrizes. Isso serve para treinadores e outros oficiais de equipes.
"Devem comportar-se de maneira adequada. Devem permanecer dentro dos seus limites, salvo circunstâncias especiais, como, por hipótese, um médico ou fisioterapeuta, se autorizado pelo árbitro, entrarem no campo para examinar um jogador lesionado" diz o texto.
Além disso, o livro de regras reforça que treinadores devem "ter a clara responsabilidade durante a partida de respeitar os árbitros bem como suas decisões".
Isso prova que a avaliação da conduta do treinador é interpretativa e cabe ao árbitro decidir se houve comportamento inadequado. A partir disso, ele deve avaliar a punição para eventuais exageros. Vale lembrar que a saída de Renato da área técnica e a entrada no campo aconteceram quando a bola não estava em jogo. Se o contrário tivesse ocorrido, haveria medidas técnicas e disciplinares diferentes.
Portanto, ao mesmo tempo em que não estaria errado ao expulsar, Vuaden não descumpriu a regra ao não retirar Renato do jogo. O que venho manifestando desde o clássico é que o juiz deveria ter sido mais enérgico. Uma advertência verbal forte era necessária para deixar claro para o contexto que aquela ação havia fugido da normalidade.
Há uma mudança na regra que deve ajudar em episódios como o ocorrido no Gre-Nal 419. A partir do começo do Brasileirão, a possibilidade de aplicação de amarelos e vermelhos para treinadores e integrantes da comissão técnica estará valendo. Atualmente, o juiz adverte verbalmente ou informa que o oficial de equipe está excluído do jogo. No momento em que subir um cartão, independentemente da cor, ficará claro para todos que a atitude foi tomada.