Depois de ficar algum tempo sumido das escalas de Libertadores, o jovem Jesús Valenzuela volta a receber uma sequência de oportunidades nesta temporada. O juiz venezuelano está escalado para apitar a primeira partida do Inter contra o Alianza Lima, nesta quarta-feira (13), às 21h30min, no Beira-Rio. Será o segundo jogo dele na competição sul-americana em 2019. Ele já havia apitado o duelo entre Libertad-PAR e Universidad Católica-CHI na primeira rodada.
A volta ao cenário na principal competição de clubes do continente representa uma retomada para o jovem árbitro de 35 anos. Ele não atuava em partidas de Libertadores desde 2017, quando fez três jogos na primeira fase. No ano anterior, chegou a trabalhar em uma partida do Grêmio. Ele era o juiz na goleada do Tricolor por 4 a 0 contra a LDU-EQU, em Porto Alegre.
Também em 2016, Valenzuela teve destaque na Libertadores Sub-20. Foi designado para a final da competição entre Liverpool-URU x São Paulo. Os brasileiros levaram a melhor em um jogo pegado e de muita exigência. Foram três expulsões.
Por ser um árbitro da nova geração e ainda em processo de afirmação, Jesús Valenzuela terá um grande desafio na partida no Estádio Beira-Rio. O perfil de soltar mais os cartões pode aparecer em campo no momento em que as coisas se apresentarem mais tensas. Creio que o grande ponto de preocupação esteja justamente no aspecto disciplinar. Ele pode ter dificuldades para controlar a partida e isso será fundamental para uma boa arbitragem.
A condição física não costuma representar problemas. Seria um ponto positivo a ser ressaltado. É um árbitro com boa mobilidade e que se posiciona bem em campo. Não espero um show de arbitragem, mas acredito que ele tenha totais condições de legitimar o resultado da partida na capital gaúcha.
A equipe de arbitragem para Interr x Alianza Lima:
- Árbitro: Jesús Valenzuela
- Assistente 1: Jorge Urrego
- Assistente 2: Lubin Torrealba
- 4º árbitro: Juan Soto