Foi um jogo pegado e de muito combate. A exigência foi grande tanto no aspecto disciplinar quanto no técnico. De um modo geral, Péricles Bassols Cortez teve boa atuação na vitória por 2 a 0 do Grêmio contra o Bahia, neste domingo (3), na Arena Fonte Nova, pela nona rodada do Brasileirão.
Foram dois lances capitais com participação fundamental do ex-juiz da Fifa. No primeiro, aos sete minutos da etapa inicial, ele acertou ao marcar o pênalti para o Grêmio. Depois de cruzamento de Éverton, Ramiro foi mais rápido na jogada e foi chutado por Lucas Fonseca.
No outro, aos 24 minutos do segundo tempo, houve uma situação de bola na mão de Bressan dentro da área. O árbitro estava bem colocado e teve a interpretação correta ao não marcar o pênalti. O zagueiro gremista disputa com Zé Rafael, chuta a bola para cima e ela raspa na mão esquerda do defensor. O braço estava em posição natural e o lance foi totalmente acidental. Não houve a infração.
Na parte disciplinar, o juiz também teve trabalho. Precisou mostrar oito amarelos para controlar os ânimos dentro de campo. O número bem maior do que a média do campeonato, que é de 4,6 cartões por partida.