Neymar é o grande craque da Seleção Brasileira. Não é por acaso que a pressão é maior sobre o camisa 10. Por onde passou, fez jogadas brilhantes, gols importantes e foi decisivo na conquista de títulos.
As dificuldades que Neymar está tendo para confirmar a expectativa na Copa da Rússia passam por alguns motivos importantes. É fato que o camisa 10 vem de uma lesão grave e ainda busca do ritmo ideal. Além disso, a marcação está sendo implacável e bastante faltosa. Mas há um aspecto importante que não pode ser desconsiderado. Neymar está muito preocupado com a arbitragem e perdendo o foco no jogo.
O atacante brasileiro foi muito caçado contra a Suíça. Foram 10 faltas sobre ele de um total de 19. Isso não se repetiu nem de perto no jogo contra a Costa Rica. Só que Neymar parecia preocupado em provar mais uma vez que não conseguia jogar por causa das pancadas dos adversários e acabou forçando algumas situações.
O lance mais acintoso foi a tentativa de simular o pênalti. Quase deu certo. O holandês Björn Kuipers chegou a marcar a infração. Foi engando pela falsa malandragem do brasileiro. Desta vez, o árbitro assistente de vídeo entrou em ação para salvar o juiz de apitar uma infração inexistente.
O fato é que Neymar foi ridículo neste lance. O mais grave é que deixou de jogar para tentar enganar um juiz que agora tem a imagem à disposição.
A primeira simulação de pênalti desmascarada pelo recurso eletrônico na história das Copas é do Brasil.
Que bom que Neymar fez o gol no final. Talvez isso ajude o brasileiro a deixar a arbitragem de lado. Que deixe também para trás as tentativas de simulação. Isso é totalmente dispensável.
O Neymar que eu quero é o que faz gols, não o que faz teatro.