Os primeiros minutos são fundamentais para que a arbitragem estabeleça parâmetros em uma partida de futebol. Ao fazer a leitura correta do jogo, o juiz consegue colocar um limite em relação ao que será tolerado dentro de campo. O contrário pode fazer com que o controle disciplinar se perca e não seja mais retomado ao longo dos 90 minutos.
Escrevi tudo isso pra dizer que o argentino Patricio Loustau teve a percepção acertada nos momentos iniciais da goleada do Grêmio pela Libertadores. Houve um acerto importante no contexto da partida. Foi o cartão amarelo apresentado para o volante Palau logo aos sete minutos do 1º tempo. O jogador do Cerro Porteño deu uma pancada muito forte por trás em Luan.
Antes mesmo de ser cercado ou pressionado, o Loustau agiu rápido e apresentou o cartão. Não tivesse feito isso, o jogo poderia tomar um rumo complicado e o árbitro poderia ter problemas.
Em resumo, diria que a arbitragem foi tipo o Grêmio nessa terça-feira (1). Com ações pontuais na hora certa, tornou o jogo mais simples e tranquilo do que poderia ser.