Leandro Vuaden foi eleito o melhor árbitro do Gauchão 2018. Aos 42 anos, o juiz assegura que este não foi o último campeonato estadual da carreira. No entanto, reconhece a possibilidade de antecipar a aposentadoria do apito em função do começo na carreira política.
Vuaden confirmou que disputará o cargo de deputado estadual nas eleições deste ano. Apesar disso, o árbitro garante que ainda estará em atividade no Gauchão de 2019 independente do resultado das urnas. A despedida dos gramados seria uma tendência depois da competição estadual.
— Com certeza vou apitar o campeonato gaúcho do ano que vem. Só depois disso a gente vai saber o que vai acontecer. Mas é fato isso. Sou pré-candidato a deputado estadual. É uma nova missão e uma coisa que eu gosto — disse Vuaden durante a festa de encerramento do Gauchão, nessa segunda-feira (9), no Leopoldina Juvenil, em Porto Alegre.
Leandro Vuaden começou a carreira na arbitragem no ano de 1997 e fez parte do quadro da Fifa entre 2009 e 2016. Esse foi o segundo ano seguido em que o juiz foi eleito melhor árbitro do Gauchão. Os outros dois indicados foram Anderson Daronco e Jean Pierre Lima.
A premiação também elegeu o melhor árbitro assistente. O escolhido foi Lúcio Flor, que trabalhou ao lado de Vuaden na decisão entre Brasil-Pel e Grêmio. Os outros dois bandeiras indicados foram Leirson Martins e José Calza.