O papo de que Renato Portaluppi tem como principal característica a mobilização do vestiário ficou para trás. Depois de conduzir o Grêmio às conquistas da Copa do Brasil, da Libertadores, da Recopa e do Gauchão em menos de dois anos, o técnico demonstrou que é referência em conhecimentos táticos, defendeu o zagueiro Pedro Geromel.
—Pouco se fala sobre o trabalho tático do Renato. Ele é um conhecedor profundo do futebol, entende muito do que faz, fala as coisas com propriedade, tenta simplificar com exemplos. Ele mostra o que tem que ser feito, independente se for eu, ou um jogador jovem. Sempre corrige nossos erros, coloca todo mundo no lugar. Isso mostra muita competência da parte dele. Além da gestão do grupo, que é fenomenal — elogiou o zagueiro na festa de premiação dos melhores do Gauchão de 2018.
Ao lado de Kannemann, Geromel foi eleito um dos melhores zagueiros do Estadual na noite desta segunda (10). Na premiação, o Grêmio teve seis jogadores, o técnico e um dirigente eleitos. O craque, Everton, também veio da Arena.