
É comum calcular a média de gols de um jogador ou a média de público de um estádio. No caso de Renato Portaluppi, a sua vitoriosa terceira passagem pelo Grêmio é digna de fazer este levantamento com relação aos títulos. A quarta conquista está muito próxima: o Gauchão de 2018. Para isso, basta que seu time não perca por cinco gols de diferença na partida deste domingo, às 16h, contra o Brasil de Pelotas, no estádio Bento Freitas.
Se confirmar a taça estadual diante do Xavante neste domingo, Renato vai adicioná-la à sua galeria, ao lado da Copa do Brasil, da Libertadores e da Recopa. Tudo isso em 107 jogos deste seu terceiro ciclo no Tricolor. A surpreendente média é de um título a cada 27 partidas.
Caso o recorte da pesquisa leve em consideração os dias, serão 567 desde seu anúncio como novo técnico do Grêmio (em setembro de 2016), o que representa uma conquista a cada 142 dias.
As médias podem aumentar em 2018. O Grêmio ainda disputa a Copa do Brasil e o Brasileirão, além de seguir competindo na Libertadores.
Renato em sua terceira passagem pelo Grêmio:
106 jogos
56 vitórias
28 empates
22 derrotas
159 gols marcados
78 gols sofridos
62% de aproveitamento
3 títulos