Alán Ruiz é o tipo de jogador que agrada aos torcedores por um simples motivo: o perfil sanguíneo dentro de campo. Embora seja um meia, não tem vergonha de dar carrinho e tem por característica ser brigador. O argentino é daqueles que costuma se indignar, enfrentar e, por vezes, até provocar os adversários. Talvez esse tenha sido o principal motivo para a grande admiração da torcida gremista por ele, mas ao mesmo tempo liga um sinal de alerta.
Durante a passagem pelo Grêmio, ocorreram ao menos três episódios que ilustram o comportamento polêmico de Alán Ruiz. As expulsões de Fred e Guerrero e a provocação a D'Alessandro.
Alán Ruiz foi protagonista no Gre-Nal 403, vencido pelo Grêmio por 4 a 1. O argentino jogou 12 minutos, marcou dois gols e se envolveu em confusão com o compatriota colorado. Depois do quarto gol, ele foi comemorar em frente ao banco de reservas do Inter e acabou sendo empurrado por Rafael Moura. D'Alessandro ficou irritado e partiu para cima do gremista. O árbitro Luiz Flávio de Oliveira teve dificuldades em controlar os jogadores. Chegou a mostrar amarelos para Moura e Ruiz, que acabou substituído por Felipão depois do tumulto. No entanto, ele já havia cumprido seu papel no clássico.
Os outros dois episódios geraram cartões vermelhos para os adversários. O primeiro deles foi em maio de 2014. O Grêmio vencia o Fluminense por 1 a 0, na Arena. O lance ocorreu em um escanteio do time carioca. No agarra-agarra dentro da área, Alán Ruiz foi na direção de Fred. O centroavante entrou na provocação, segurou o pescoço do jogador gremista, que caiu no gramado, e acabou sendo expulso pelo árbitro Sandro Meira Ricci.
Em agosto do mesmo ano, houve uma confusão com o atacante Paolo Guerrero em uma partida diante do Corinthians. Um bolo de jogadores foi formado após um choque entre o goleiro Marcelo Grohe e o volante Elias, que ficou caído. Alán Ruiz mais uma vez apareceu e foi encarado por Guerrero, que aproximou a testa e atingiu o gremista com uma cabeçada. O árbitro Héber Roberto Lopes estava perto e expulsou o atacante peruano.
Na primeira passagem pelo Grêmio, Alán Ruiz levou a melhor contra os adversários nos episódios em que medidas disciplinares foram adotadas. A grande questão é que jogadores com esse perfil podem ficar marcados pela arbitragem. Com isso, em caso de exagero nas provocações, o risco de expulsão aumenta. Em um possível retorno ao Grêmio, Ruiz deve ter mais atenção com o comportamento dentro de campo.