A manchete de ZH deste sábado (3) revela mais uma face de Porto Alegre, que nos últimos anos tem se tornado referência em projetos e investimentos nas áreas de tecnologia e inovação. Prestes a sediar pelo terceiro ano seguido o South Summit – um dos maiores eventos globais de empreendedorismo –, a cidade aposta em novos mercados de trabalho, que vão além dos tradicionais.
Há uma semana, mostramos que o 4º Distrito (região que abrange os bairros São Geraldo, Navegantes, Floresta, Humaitá e Farrapos e se transformou em um centro de novos investimentos) vem se consolidando como um polo cervejeiro. Atualmente, Porto Alegre é a segunda cidade no país em número de microcervejarias artesanais.
Já a reportagem desta edição traz um outro perfil de negócios: os data centers. Como conta o repórter Marcelo Gonzatto, além de ser uma nova vocação econômica, esses centros de distribuição de informações digitais também estão ocupando espaços urbanos subaproveitados desde que as antigas fábricas deixaram de operar em bairros industriais da cidade, a exemplo das microcervejarias.
O jornalista Tércio Saccol, que apresenta o podcast Radar de Inovação, junto com o colega Eduardo Rosa, diz que acompanhar o tema da inovação com lupa é uma forma de apresentar a transformação da cidade e da sociedade, seja com soluções ambientais, educacionais ou tecnológicas.
– É nosso papel compreender como inovar em práticas e produtos impacta nossa realidade e molda o futuro – afirma Tércio.
O conteúdo sobre os data centers está no caderno DOC.