Quando o Cristo Protetor de Encantado começou a tomar forma, carregando dimensões que superam a estátua do Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, o município de 22,8 mil habitantes, localizado no Vale do Taquari, virou notícia internacional. Junto com as imagens impactantes que correram o mundo, vieram também questionamentos importantes. Quem está financiando o projeto? O que Encantado ganhará com essa obra? O que a população pensa? A prefeitura está deixando de investir em serviços públicos para gastar com a construção?
É nessas horas que o jornalismo exige o que chamamos de olhar de 360°. Na terça-feira, a repórter Juliana Bublitz e o fotógrafo Jefferson Botega foram até a cidade para conseguir responder a essas e outras perguntas. E, como Juliana ressalta, fez toda a diferença. Ouvir moradores, empresários, representantes de entidades, políticos e trabalhadores foi essencial para entender que aquela construção gigante não era um simples ato de extravagância, capaz apenas de gerar polêmica e dar projeção efêmera para Encantado. Ao contrário, a reportagem mostra que a estátua simboliza a união de uma comunidade.
– Vi de perto a obra, subi no Cristo, conversei pessoalmente com os líderes da comunidade, circulei pelas ruas, ouvi pessoas na parada de ônibus, na praça. Essa é a verdadeira essência do jornalismo – diz Juliana.
Nos dois dias em que esteve em Encantado, Botega conseguiu captar imagens inéditas da construção, dando a real dimensão da obra.
– O fotógrafo Robert Capa dizia: “Se suas fotos não estão suficientemente boas é porque você não está suficientemente perto”. Nada substitui o olhar do fotojornalista no local dos acontecimentos. Porque fotografar não é apenas apertar um botão para imortalizar um momento. Nossas imagens traduzem melhor a realidade quando se percebe, in loco, os cheiros, as cores, o contexto de uma história a ser narrada – afirma Botega.
A reportagem que ilustra a capa desta edição e que o leitor encontra nas páginas 18 a 20 traz também uma infografia, de Jonatan Sarmento, com as medidas da estátua e as informações sobre o interior da construção. E, em GZH, o assinante pode assistir a um vídeo sobre cinco fatos importantes relacionados ao Cristo Protetor.