A grave crise sanitária e econômica pela qual estamos passando tem impactado diretamente nos orçamentos familiares e empresariais. Com o comércio parcialmente fechado, o desemprego disparou. Com as famílias mais tempo em casa, o consumo aumentou. A combinação desses fatores nos obriga a rever gastos, a saber como negociar uma conta atrasada, a cortar o que é supérfluo.
Foi pensando em como ajudar nossos leitores a administrar as finanças em um momento adverso como este que Zero Hora está publicando os cadernos Acerto de Contas, que têm a curadoria da colunista de Economia Giane Guerra. O primeiro deles está encartado na edição de ZH deste fim de semana. Nele, você vai encontrar, por exemplo, dicas de serviços e orientações oferecidas para pequenos e médios empresários que estão enfrentando dificuldades. Diante da alternativa de pausa em financiamentos da casa própria, o caderno também esclarece o que efetivamente pode fazer diferença nesse tipo de empréstimo, já que esta parada é um recurso emergencial e só deve ser usada se houver necessidade efetiva. Há ainda alerta sobre os riscos do empréstimo consignado no caso de desemprego.
– Os cadernos são uma forma de concentrar em um lugar o máximo de informações e orientações que consideramos importantes para as pessoas e empresas cuidarem das finanças. Resgatamos aspectos básicos, mas também entendemos que tempos como este exigem abordagem diferente da educação financeira. Talvez seja hora de usar, em vez de fazer, uma reserva financeira, ou reduzir o tamanho da empresa para continuar existindo. E tudo bem, faz parte. Queremos ajudar o leitor a chegar à melhor escolha – diz Giane, que, além de assinar semanalmente, na edição de fim de semana, a coluna Acerto de Contas, tem também espaço de opinião e informação em GaúchaZH, Rádio Gaúcha e RBS TV.
Para produzir o caderno, foram consultados nomes que são referências nos assuntos abordados, ligados a entidades reconhecidas, como FGV, UFRGS e PUCRS.
– Os professores entrevistados são especializados em economia comportamental, grandes e pequenas empresas, em economia brasileira, em finanças e mercado. São autoridades em suas áreas de pesquisa indicadas pelas instituições de ensino – ressalta a editora Rosângela Monteiro, jornalista que coordena a área de conteúdos de serviço de ZH e GaúchaZH.
No próximo fim de semana, o Acerto de Contas vai apresentar escolhas inteligentes para quem não está enfrentando restrições de rendimento neste momento e pode investir.