Eram 16 equipes, sendo 13 da Série A e três da Série B. Entres os time da Segunda Divisão, um deles era o Cuiabá, líder da competição e grande revelação da temporada. Os outros eram Juventude e América-MG, que fazem boa campanha, mas ainda não conseguiram se firmar no G-4.
Analisando os desempenhos no ano e nas competições que disputam, o sorteio colocou o Grêmio contra o adversário mais fácil possível. Sorte do Grêmio, que enfrentará o time mais fraco possível no cruzamento de oitavas de final.
Outra: o Grêmio escapou de viagem longa. Nem avião precisará usar, em meio a Brasileirão e Libertadores. Uma hora de ônibus e pronto: já está em Caxias do Sul.Azar do Juventude, que terá de topar com um clube que já ganhou o torneio cinco vezes, contra uma da equipe de Caxias do Sul.
O Inter também não pode se queixar de sorte. Escapou do Flamengo e de todos os que estão na Libertadores, obviamente os adversários mais fortes. Terá pela frente o Atletico-GO, que até bem pouco tempo estava na zona de rebaixamento do Brasileirão. Melhorou um tanto quando Wagner Mancini assumiu, mas não é um inimigo a ser temido.
O caminho está mais do que aberto para Grêmio e Inter avançarem às quartas de final. E o cofre bem perto de ser abastecido pela cota de R$ 2,6 milhões. Tirando o Juventude, claro, os gaúchos não podem reclamar da sorte.