Ninguém duvida que, depois de Everton, o jogador mais importante do Grêmio é o volante Matheus Henrique. Quando ele não joga, o meio-campo dá uma espécie de travada, prejudicando toda a dinâmica do time.
Pois ele está convocado para a seleção que disputará o Torneio Pré-Olímpico da Colômbia, no mês de janeiro, e assim desfalcará o o Grêmio de quase todo o primeiro turno do Gauchão. O goleiro Phelipe Megiolaro também está, mas este é o segundo reserva de Paulo Victor.
Os relacionados pelo gaúcho André Jardine se apresentam no dia 3 de janeiro, na Granja Comary, em Teresópolis (RJ). Ou seja: o volante gremista perderá a pré-temporada no Grêmio, que será feita na Granja para os brasileiros. Os que atuam na Europa estarão em ritmo de competição.
As atividades seguem na serra fluminense até o dia 15. Serão realizados nesse período, inclusive, dois amistosos, com times e datas a serem definidos. No dia 16 ocorre a viagem para a Colômbia. O Pré-Olímpico acontece entre os dias 18 de janeiro e 9 de fevereiro.
Classificam-se para a Olimpíada de Tóquio-2020 os dois melhores colocados no quadrangular final. Ou seja: o campeão e o vice. Matheus, titular absoluto, portanto, estará envolvido até o dia 9 de fevereiro, a menos que ocorra uma tragédia e o Brasil, recentemente campeão do Torneio de Toulon, não vá à fase final e seja eliminado.
Com sorte, Matheus Henrique pegaria a semifinal e a final da chave, que serão realizadas em jogo único. As cinco rodadas rodadas dentro da chave, entretanto, ele perderia. No Estadual de 2020, os campeões dos turnos se habilitam para decidir o campeonato.
Não chega a ser grave, em razão da qualidade do elenco gremista, mas um desfalque assim é sempre ruim em qualquer competição.