Sem novidades as convocações de Matheus Henrique e Iago para o tradicionalíssimo Torneio de Toulon (existe desde 1967). O time servirá de embrião da seleção que disputará o Pré-Olímpico da Colômbia, em fevereiro, por sua vez classificatório para os Jogos de Tóquio 2020. A do volante estava na cara, mas é um erro se surpreender com a do lateral.
Quando observei que Iago estava no radar, aqui na coluna e na Rádio Gaúcha, muita gente não acreditou. A rivalidade Gre-Nal até produziu piadas nas redes sociais. Algumas muito boas e hilárias, inclusive. Cleber Xavier esteve em Porto Alegre, lá atrás, para observar um jogo do Grêmio, visando a Seleção principal. Conversamos.
Em princípio, o papo versou sobre Everton, é claro. E sobre a maneira como, em 2019, o atacante do Grêmio vem ampliando sua faixa de campo, não se restringindo apenas ao lado esquerdo, tornando-se múltiplo e cada vez mais selecionável justamente por isso. Lá pelas tantas, o auxiliar de Tite lembrou-me de suas anotações até 21 anos.
Citei Matheus e Jean Pyerre, agora lesionado, e ele acrescentou Iago, por ter as "ferramentas" da posição. A jovem promessa colorada havia caído de rendimento, se comparado a quando surgiu, mas Cleber frisou que a oscilação é normal nessa idade.
Com notícia não se briga.