Depois de quase dois anos de reuniões, adequações, laudos e muita conversa com os órgãos de segurança pública, o Grêmio está perto de anunciar que a Arena crescerá de tamanho. No sentido figurado, é claro.
A área física do estádio seguirá a mesma, mas o espaço da arquibancada norte, atrás de uma das goleiras, terá permissão para receber mais 3,3 mil pessoas em pé.
Hoje, a capacidade ali permitida é de cerca de 5 mil. Crescerá para pouco mais de 8 mil, portanto. A mudança fará a Arena ter lotação total de 60 mil lugares.
As conversas e tratativas com o Corpo de Bombeiros, Brigada Militar (BM) e Ministério Público (MP) estão adiantadas.
Por meio de um minucioso e persistente trabalho do Departamento de Torcidas do Grêmio (DTG), presidido por Thiago Floriano, o clube comprovou que o espaço suporta mais gremistas dentro das condições legais de segurança exigidas.
Um exemplo: saídas de emergência. O Grêmio provou, e os Bombeiros já concordaram, que a evacuação está dentro das normas. Romildo Bolzan acompanha tudo com especial atenção.
Colaborações e sugestões dos órgãos públicos foram acatadas e incorporadas pelo Grêmio. Quando caiu a mureta contra a LDU, pela Libertadores 2013, e também a partir de brigas entre organizadas rivais verificadas até na partida inaugural da Arena, a solução foi restringir o acesso à arquibancada norte.
O objetivo, naquele momento, era evitar a superlotação e facilitar a ação da BM. Durante esse período, sobretudo nos últimos dois anos, o Grêmio vem desenvolvendo ações para permitir a retomada da capacidade original.
A biometria, em acordo com o MP, é uma realidade. Mais de 30 mil cadastraram digitais e fotos como condição para acessarem o espaço, de modo a facilitar a ação das autoridades na identificação de envolvidos em eventuais distúrbios. As barras de esmagamento já fazem parte da rotina da Arena há anos.
Quanto à segurança do estádio em si para o aumento da capacidade, tudo certo. Falta, porém, os Bombeiros darem o sinal verde por razões burocráticas a serem adequadas. Outros clubes encaminharam pedidos similares, como o Corinthians em Itaquera. A data oficial do anúncio, por parte do Grêmio, ainda não está definida.