Se o Manchester City pagar mesmo ao Shakhtar Donetsk 50 milhões de euros pelo volante Fred, o Inter ficará com 1,25 milhão deste valor, graças ao Mecanismo de Solidariedade da Fifa, que protege os clubes formadores. Pela cotação desta quinta-feira, R$ 5 milhões.
A imprensa inglesa noticia o interesse há algum tempo.Primeiro foi o Daily Mail, em dezembro. Em janeiro, o Mirror voltou à carga, afirmando que Pep Guardiola considera Fred o substituto ideal de Fernandinho, que também jogava na Ucrânia quando o City o buscou. Agora, novamente o Daily Mail retoma o tema.
O romeno Mircea Lucescu, ex-técnico do Shakhtar, afirmou: de fato, Fred seguirá os passos de Fernandinho. Bem, R$ 5 milhões não são nenhuma fortuna, mas caindo assim do céu em tempos bicudos, nada mal.
De acordo com os ingleses, há um acordo verbal entre o City e o jogador. Os ucranianos só aceitam liberá-lo no fim da temporada europeia, no meio do ano. Por ter participado da formação do meia, o Inter tem direito a 2,5% do valor da transação, conforme o Mecanismo de Solidariedade da Fifa.
Funciona assim: a cada transferência internacional de um jogador, o clube formador tem direito a 5% dos valores envolvidos. Esse percentual é dividido por todos os clubes pelos quais o jogador passou entre 12 e 23 anos, conforme o tempo de permanência. No caso de ter ficado até menos do que um ano, ainda assim o clube tem direito a algum valor.