Começa nesta quarta-feira, em Milão, na Itália, a final do 35º Sports Movies & TV, organizado pela Federação Internacional de Cinema e Televisão no Esporte. Reconhecida pelo Comitê Olímpico Internacional (COI), a entidade organiza uma espécie de Mundial desta indústria.
O festival premia obras e profissionais nas mais diversas categorias. Exatos 116 países competiram. Além da mostra competitiva, 20 campeões olímpicos serão homenageados com a Guirlanda de Honra, principal distinção.
Quatro personalidades, escolhidas pelo conjunto da carreira, também a receberão. Uma delas é brasileira: Paulo Roberto Falcão.
O técnico e ex-jogador receberá o prêmio pela sua contribuição ao esporte. No ano passado, uma equipe da TV Roma passou semanas em Porto Alegre atrás de imagens e depoimentos da infância de Falcão, do extinto estádio do Nacional, na Avenida José de Alencar, ao Inter.
O documentário aborda sua passagem pela Itália, nos anos 1980, mas boa parte tem a capital gaúcha como cenário. Ex-jogadores de vários países, entre eles Júnior e Zico, estão no filme. O documentário será exibido amanhã no festival – com Falcão na plateia.