Três solenidades nesta sexta-feira marcarão a abertura das festividades em comemoração ao centenário da Federação Gaúcha de Futebol (FGF). Uma será a galeria dos árbitros gaúchos, com o detalhe de que só receberão láurea os que apitaram em alguma edição de Copa do Mundo.
Outra cerimônia será a do decerramento de quadros com fotos dos ex-presidentes da entidade. E, por fim, a Calçada da Fama, com craques que brilharam no futebol gaúcho.
Antes da festa propriamente dita ocorre o congresso técnico do Gauchão 2018. A novidade é o aumento do número de inscritos, de 32 para 42 (quem sabe 45) até a sexta rodada, a pedido do Grêmio. O Inter concordou.
O uso de reservas na largada da competição, para estender a pré-temporada, será uma tônica na dupla Gre-Nal. Especialmente no Grêmio, que estará envolvido com muitas competições, e dentre elas o Gauchão é a menos importante.
Fórmula de disputa (primeira fase em dois grupos e, após, jogos eliminatórios) e rebaixamento (dois caem) continuam da mesma maneira, conforme prevê o contrato de dois anos assinados por clubes, FGF e patrocinadores em torno do Campeonato Gaúcho, que começa em janeiro.