Seria mesmo injusto o Grêmio ser eliminado, de novo, na bola aérea, diante dos reservas (ou quase titulares: o elenco é tão numeroso e qualificado que fica estranho dizer reservas) do Palmeiras, só por ter levado um gol em casa, aquele da vitória na Arena por 2 a 1.
Era o que acontecia no Allianz Parque até Everton tirar o zagueiro para dançar e acertar o canto direito do goleiro Jaílson, a 30 minutos do segundo tempo.
Leia mais:
Cotação ZH: Everton e Douglas são os melhores do Grêmio no empate contra o Palmeiras
Cruzeiro vence o Corinthians e enfrenta o Grêmio na semifinal da Copa do Brasil
Grêmio chega à semifinal da Copa do Brasil pela 12ª vez na história
O 1 a 0 de Thiago Martins levava o Grêmio para fechar 2016 perdendo tudo na bola aérea: Gauchão, Libertadores, Brasileiro e Copa do Brasil. E ainda por cima com tabelinha de cabeça na área, um problema que parecia sanado por Renato.
Mas aí brilhou a estrela do treinador, que colocou Everton no lugar de Pedro Rocha após levar o gol, em vez de tirar Ramiro, de olho no suporte defensivo a Edílson e sua tarefa de marcar Gabriel Jesus.
O 1 a 1 classificou um Grêmio não superior ao Palmeiras, mas que soube tirar vantagem da expulsão de Allione e da vantagem numérica, no 11 contra 10. A partir da expulsão, poderia ter ampliado. Desperdiçou alguns contra-ataques que quase mataram seus torcedores do coração.
Aplauso para Bruno Grassi, que cada vez mais se credencia, até, a substituir Marcelo Grohe se um dia dele for negociado. Saiu lesionado. Fez ótimas defesas. Será desfalque sério no clássico, caso não se recupere.
Luan, que se mexe com inteligência pelo campo todo, foi outro destaque, ao lado de Douglas. O Gre-Nal de domingo, pelo Brasileirão, será entre dois semifinalistas de Copa do Brasil. E pode se repetir na final.
Quem diria? Ninguém. É o futebol.
Será que o Grêmio colocará reservas, para poupar titulares antes do duelo contra o Cruzeiro, jogando pressão no Inter e seu drama de lutar contra o rebaixamento? É um dos temperos da partida de domingo, na Arena.
Acompanhe o Grêmio no Gremista ZH. Baixe o aplicativo:
App Store
Google Play
*ZHESPORTES