Acho que vou ser coach. É uma profissão moderna e eu sou um cara moderno. Além disso, graças à profunda análise que fiz de entrevistas e palestras com entendidos, descobri os segredos da atividade.
Contarei alguns.
Repare, por exemplo, na última pergunta das entrevistas com pessoas bem-sucedidas. É sempre a mesma:
– Que recado você passaria para as novas gerações?
O entrevistado, então, respira fundo, olha para o infinito, pensa por alguns segundos e sentencia:
– Eu diria o seguinte: jamais desista dos seus sonhos.
Antes, eu me irritava com essa resposta. Como assim, “jamais desista dos seus sonhos”? É algo que você diria para o jovem Hitler? Para Jack, o Estripador? Para os cantores de música sertaneja? Você diria isso para o Janot?
Jamais desista dos seus sonhos. Por favor! Muitas pessoas têm de desistir dos seus sonhos, para o bem das outras pessoas, senão da humanidade.
Mais tarde, porém, compreendi a essência desse conselho. O que ele significa para quem ouve? Coisa nenhuma. Às vezes as pessoas desistem dos seus sonhos porque eles são irrealizáveis, às vezes elas os realizam por sorte, às vezes o melhor para elas é que não se realizem e, o que mais acontece, às vezes o sonho perde a graça depois de realizado. Logo, o conselho é inútil para o ouvinte. Mas não para o conselheiro. Quem diz isso conquista de imediato uma aragem de superioridade. Porque, se disse, é porque o seu próprio sonho se concretizou. Quer dizer: ali está uma pessoa que já fez o que devia fazer na vida. Tanto que ela indica o caminho, ela é professoral, ela ergue uma sobrancelha, balança a cabeça com condescendência e avisa:
– Atenção, novas gerações: agora direi o que vocês devem fazer para se dar bem.
É o máximo. Um coach precisa falar essa frase em todas as oportunidades que tiver.
Há outro ensinamento que o bom coach deve ter eternamente entre os dentes: “Procure a verdade dentro de você, e você a encontrará”.
Parece algo denso, quase religioso, e não passa de uma obviedade. Mas não interessa, o seu aluno ficará refletindo a respeito. Se ele perguntar o que exatamente significa isso, não diga nada (até porque você não sabe o que dizer). Apenas insista, desta vez com mais impostação na voz:
Estou pronto para ser um coach. Se você quiser ser meu aluno, há vagas.
– Vou repetir: “Procure a verdade dentro de você, e você a encontrará”.
Finalmente, há uma outra máxima que tem de fazer parte do repertório do bom coach. É algo bastante usado, mas funciona: “Eu não me arrependo de nada do que fiz; só do que não fiz”.
Claro que é uma mentira, porque você se arrepende de um monte de coisas que fez, mas, quando você diz isso, dá a impressão de ser uma pessoa forte, que encara a vida com o queixo erguido e que só olha para a frente, sempre para a frente. Como um bom coach tem de ser.
Se você quiser virar coach, tenho cá dezenas de outras frases que, na aparência, são idiotas, mas que, se você refletir bem, verá que são idiotas mesmo. O que não faz diferença alguma, desde que você as pronuncie no tom certo, com gravidade e um acento sacerdotal na voz. Tipo: “Ria! Ria muito! Ria alto!”.
Ou: “Reserve um momento do dia só para você”.
Ou ainda: “A melhor maneira de conquistar é acreditar que se consegue”.
Essas coisinhas.
Estou pronto para ser um coach. Se você quiser ser meu aluno, há vagas. E, antes mesmo de começarmos nossas aulas, darei uma dica gratuita. Preste atenção. E pense bastante a respeito. É o seguinte: jamais desista dos seus sonhos.