Os Gre-Nais decidirão mais do que o Campeonato Gaúcho, para Grêmio e Inter. Decidirão as possibilidades que um e outro têm para o futuro próximo. Porque a Dupla Gre-Nal parece estar em um ponto de inflexão: o Inter ascendendo e o Grêmio decaindo.
O Inter mantém a base de time desde o ano passado e, agora, teve o acréscimo de um centroavante de alto nível com muita vontade de jogar. Guerrero está magrinho, em forma e alerta. E, o mais importante, está fazendo gols. Se o Inter bater o Grêmio, se consolidará como time, ganhará confiança, motivará ainda mais a torcida e, com tudo isso reunido, pode conquistar títulos importantes, finalmente.
Já o Grêmio, quase eliminado precocemente da Libertadores, com Luan fora do time, com Maicon jogando mal, com sua excepcional dupla de zagueiros fraquejando, sem convicção na escalação, o Grêmio tem chance de reverter o desastre, se conseguir se remobilizar e se Renato achar um time que funcione. Neste caso, o processo se inverteria: o Grêmio é que recuperaria as certezas que perdeu e teria espaço e tempo para trabalhar para as competições que virão.
O vencedor do Gauchão de 2019 será um dos grandes vencedores do Brasil de 2019.