É um livro sobre a história da CIA, a agência nacional de inteligência norte-americana que menciona, brevemente, o Brasil. A CIA teve um papel importante no golpe militar de 1964. Mas não é especificamente sobre isso.
Em mais de 500 páginas, Legado de Cinzas, do jornalista Tim Weiner, um dos maiores especialistas em segurança do mundo, menciona Porto Alegre em apenas três linhas. Como a capital do Estado aparece num livro sobre a inteligência americana?
Simplesmente porque depois da Crise dos Mísseis, no final de 1962, no auge da Guerra Fria, o presidente americano John Kennedy pediu à CIA para assassinar Fidel Castro. Um dos espiões tinha um contato no governo cubano chamado Nestor Sanchez, que era chefe da delegação cubana de esportes universitários. Eles só podiam se encontrar fora do país e se viram em Porto Alegre, onde era realizada a Universíade de 1963. Era a primeira vez que os jogos eram realizados no Brasil, e um grupo de visionários porto-alegrenses conseguiu atrair o evento para a capital gaúcha.
Está escrito no livro: "Em 5 de setembro, os dois agentes se encontraram em Porto Alegre, Brasil, onde Sanchez representava o governo cubano nos Jogos Universitários internacionais". O objetivo não era dar um golpe em Cuba. Isso resultaria em muitas mortes. O objetivo era preciso: matar apenas o presidente do país.
O livro não conta a história da Universíade, mas quem viveu essa época sabe que as cerimônias de abertura e encerramento foram no então recém construído estádio Olímpico. As provas de natação ocorreram no Leopoldina Juvenil, e os jogos de basquete e vôlei foram no antigo Ginásio da Brigada Militar, no cruzamento da Ipiranga com a Silva Só, demolido em 2019.
Fiz uma pesquisa, mas não descobri o local do encontro entre Nestor Sanchez e o espião norte-americano. Só que o plano não foi adiante: em 22 de novembro daquele ano, o presidente americano John Kennedy foi morto com tiro na cabeça, enquanto fazia comício em Dallas. A poderosa narrativa reúne história com uma breve menção à cidade onde moro. Esse é o tipo de livro que gosto de ler.