Caixões boiando, estradas tomadas pela água, pontes históricas destruídas, morros que desmoronaram, gente soterrada, resgates dramáticos, casas desabando feito castelo de cartas, histórias dramáticas. Ruas viraram rios. Avenidas, lagos. Bairros inteiros foram evacuados. Hospitais ficaram alagados.
A enxurrada atingiu até pontos supostamente seguros. Para chegar aos locais onde antes se chegava a pé, foram necessários barcos, botes e canoas. Quem menos sofreu, teve a garagem alagada. Todo mundo tem uma história para contar de um parente ou conhecido que perdeu tudo. Tudo lembra trechos dos contos de Edgar Allan Poe ou uma parte do Inferno, de Dante Alighieri. Infelizmente, não são. É a realidade do gaúcho. Até agora, são dezenas de mortos e desaparecidos. Os números mudam diariamente.
Num determinado dia da semana passada, a lista de cidades com maior incidência de chuva do mundo era Santa Maria. Todo mundo sabe onde estava e o que estava fazendo na primeira semana de maio de 2024. Em 50, 150, 200 anos vamos lembrar, como lembramos da até agora maior enchente da história de Porto Alegre, a de 1941. A diferença é que essa atingiu níveis piores em menos dias. A água subiu ainda mais, o que seria impensável. Agora, a enchente de 1941 é a segunda maior. E a atual é a pior da história. Isso chamou a atenção do mundo. A tragédia do Rio Grande do Sul foi notícia nos principais veículos de imprensa dos Estados Unidos e da Europa. Nós nunca mais vamos esquecer o que aconteceu. Como os americanos lembram o 11 de setembro de 2001, nós lembraremos os primeiros dias de maio de 2024.
É nessas horas que as divergências ideológicas ficam de lado. Não interessa o time para o qual tu torces ou o partido que tu apoias. O mais importante é socorrer os gaúchos.
Num momento de crise extrema, também lembraremos da demonstração de solidariedade. Enquanto escrevo este texto, ouço o barulho de helicópteros que sobrevoam Porto Alegre. Esse barulho é alentador. É sinal de que equipes de resgate e ajuda estão em ação. É comovente ver a disposição do mundo inteiro para ajudar nosso Rio Grande do Sul.