As doses da CoronaVac que chegaram na noite desta segunda (18) para a vacinação dos gaúchos serão distribuídas para todo o Estado. Mas o governo do Estado decidiu começar pelo Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA) a imunização dos profissionais que estão na linha de frente no atendimento a pacientes infectados. É o grupo prioritário, são as pessoas mais vulneráveis. O governador Eduardo Leite informou nesta segunda pela manhã que seria uma técnica de enfermagem a primeira pessoa a ser vacinada.
Durante o dia, o Hospital de Clínicas informou que não divulgaria a identificação da profissional e, em combinação com a secretária estadual da Saúde, apenas confirmará as informações no ato da vacina.
A Rádio Gaúcha apurou que se trata da técnica de enfermagem, Aline Marques da Silva, que atua no Centro de Terapia Intensiva (CTI) dedicado a pacientes com coronavírus do Hospital de Clínicas. Ela tem 40 anos e há 11 trabalha na instituição. O marido de Aline, Moisés Soares da Silva, também é técnico de enfermagem no HCPA, atuando na Unidade de Cuidados Coronarianos.
Aline será o símbolo da largada da vacinação contra o coronavírus no Rio Grande do Sul. Outros profissionais de saúde e um indígena também serão vacinados ainda nesta noite, logo após Aline receber a primeira dose. Pela manhã, o governador justificou o perfil da escolha da pessoa símbolo da vacinação: uma profissional exemplar, admirada pelos colegas, que se dedicou com todas as forças para salvar vidas.
Aline trabalhou na noite passada e seu plantão se encerrou na manhã desta segunda (18). Antes de deixar o hospital, foi chamada por um gestor e convidada a ser a primeira a receber a vacina.
A idosa de 99 anos que será vacinada nesta noite é Eloína Gonçalves Born. Ela está em uma instituição de longa permanência de idosos, o Donna Care Lar.