No coração de Porto Alegre, numa área histórica da cidade, uma praça pública de meia quadra exibe obras de arte que definham ao sabor dos vândalos. A arte em questão são os painéis de aço do artista Xico Stockinger, um dos maiores escultores modernos do país, morto em 2009.
As obras ornam os monólitos da Praça Dom Sebastião, localizada na Avenida Independência, entre o complexo da Santa Casa e o tradicional Colégio Rosário.
Quando o Túnel da Conceição foi construído, foi necessário fazer um "paredão" de concreto, que fica numa das extremidades da praça, o chamado "respiradouro do túnel". Para cobrir a estrutura, que enfeiava a praça, a solução foi expor ali painéis gigantescos de Stockinger.
Não é qualquer cidade que tem o privilégio de ter obras de arte como os painéis do grande escultor. Mas não demorou e eles estavam cobertos de pichação.
Em 2015, a prefeitura recuperou a praça e limpou as esculturas (veja abaixo). Cinco anos depois, aqui estamos, mais uma vez, vendo a obra emporcalhada. Mas desta vez, a filha de Xico, a advogada Jussara Stockinger, reagiu:
"Se for para ficar apodrecendo uma obra de arte do XICO STOCKINGER, vandalizada, esquecida, eu, como filha, quero que tirem e me devolvam, terá um lugar mais digno para ser exposta. É muito triste, para mim, ver esta ruína, esta nojeira, abandonada. Uma obra de arte que tanto orgulho já deu aos gaúchos", desabafou em uma rede social.
Jussara sugeriu requisitar os painéis para expô-los em local seguro, longe dos vândalos. Provocada, a Secretaria da Cultura de Porto Alegre informou que existe um projeto para captação de recursos, via de Lei de Incentivo à Cultura, no valor de R$ 300 mil, mas ainda precisa de doadores.