No ponto mais elevado da nova ponte do Guaíba, a 40 metros de altura, dezenas de pessoas pararam seus carros na tarde de domingo (20) e desembarcaram para contemplar o novo ponto de vista de Porto Alegre. Inaugurada há 10 dias, a estrutura se transformou em local atrativo para fotos, tal qual a Avenida dos Estados, na cabeceira da pista do aeroporto Salgado Filho, onde muita gente estaciona para observar aviões subindo e descendo.
Ontem à tarde, pelas 16h, pelo menos nove veículos estavam parados no cume da ponte, no sentido Eldorado-Porto Alegre. Quem vinha no sentido contrário encontrava a mesma cena: veículos enfileirados, motoristas e passageiros do lado de fora tirando fotos, selfies e fazendo do ponto da estrada um belvedere da Capital.
Tudo isso seria uma boa novidade não fosse o fato de ser infração de trânsito. A sorte de quem parou ali é que nenhum acidente aconteceu, e a ponte ainda não foi incluída no Sistema Nacional Viário, o que deve ser feito nos próximos dias.
A partir daí, a Polícia Rodoviária Federal poderá aplicar sanção ao motorista que parar no acostamento sem necessidade. O recuo é para quem precisa de socorro mecânico ou precisa estacionar para uma eventual emergência.
Mesma que vista seja deslumbrante, convém não parar.