Meu podcast de estimação neste momento chama-se History of Literature (disponível em plataformas como Itunes e Spotify). O título resume – e não resume – o que o ouvinte interessado por livros vai encontrar no programa. Sim, tem história e tem literatura, encadeadas conforme uma linha do tempo que se inicia no épico sumério Gilgamesh e se estende até clássicos modernos. Mas o que torna esse programa uma experiência única para quem gosta de literatura é menos o conjunto de informações históricas do que o entusiasmo visceral do apresentador Jacke Wilson (jackewilson.com) como leitor.
Há mesmo um certo sentido de urgência na forma como esse escritor e "estudioso amador" discorre sobre autores como Proust, Borges ou Alice Munro: Wilson está convencido de que a sobrevivência da literatura está ameaçada. Não pela tecnologia ou por uma possível obsolescência dos livros de papel, mas pelo pior de todos os males: a irrelevância. Assim, cada episódio de History of Literature aborda um autor ou gênero que ampliou nossa forma de sentir e pensar – sobre o mundo, mas também sobre nós mesmos. Se existe uma guerra, esse é o território que estamos defendendo.
Os livros, claro, nunca vão deixar de existir, mas será que ainda temos tempo para eles? O excesso de oferta estaria nos deixando enfastiados de conteúdo? Ninguém se apaixona por um livro parando a cada 10 minutos para conferir o celular ou abandonando a leitura na página 20 para começar outra. A leitura exige tempo para o recolhimento e disposição para manter um único foco de atenção em meio a uma ilimitada oferta de distrações. Tempo e atenção. Nada mais do que isso. Tudo isso.
A sobrevivência da literatura está ameaçada. Não pela tecnologia, mas pelo pior dos males: a irrelevância
***
Todos os anos, escolho um livro exigente para investir meu tempo e minha atenção sem pressa para chegar ao fim. A única regra é: devagar e sempre. Este ano, trata-se do excepcional O Homem sem Qualidades, de Robert Musil. Quem já leu, ou ainda pretende ler, não pode perder o evento Musil, Benjamin & seus contemporâneos – Pensamento e ficção em tempos de crise, que será realizado na PUCRS nos dias 19 e 20 de novembro. Mais informações em sites.google.com/view/coloquiomusilbenjamin.