Uma vitória fundamental para o Grêmio. O 3 a 2 contra o Flamengo, neste domingo (22), na Arena, foi a grande notícia da noite em Porto Alegre. A atuação e o enfrentamento contra os reservas do time carioca, no entanto, precisam ser analisados além dos gols e da vitória.
Com os titulares, o Grêmio sofreu muito contra um Flamengo recheado de jogadores jovens. Mesmo fazendo um gol cedo, o time de Renato foi amplamente dominado no primeiro tempo e permitiu o empate.
Na segunda etapa, o jogo foi muito parecido, mas a fragilidade defensiva do time carioca foi determinante para o resultado final. Em duas escapadas, o Grêmio decidiu o jogo e conseguiu os fundamentais três pontos na tabela de classificação.
O resumo da partida, contudo, indica situações que preocupam. A distância entre Grêmio e Flamengo chega a um nível preocupante. Nunca tínhamos visto o Tricolor fechado no setor defensivo, assistindo aos reservas do Flamengo dominarem o jogo na Arena.
O nível técnico de alguns jogadores do clube carioca, que nem sequer são titulares, indica que o Grêmio precisa melhorar muito. Quatro ou cinco destes atletas atuariam fácil no time gremista.
O Tricolor vai sair desse risco de rebaixamento e o resultado deste domingo foi fundamental para seguir trabalhando com calma. A discussão não pode, no entanto, parar por aí. O nível atual do time precisa ser discutido, sobretudo quando se cria comparações como a deste domingo na Arena.
O Grêmio precisa trabalhar muito melhor.