O São Paulo empatou com o Flamengo na tarde deste domingo (24) e garantiu de forma inédita o título da Copa do Brasil. O resultado garantiu uma grande festa para a torcida do tricolor paulista e aumentou a preocupação para os clubes que estão na parte de cima da tabela do Campeonato Brasileiro. Além disso, alguns atletas deram a volta por cima e festejaram muito a conquista.
O título do time de Dorival Junior colocou o Flamengo na disputa direta pelo Nacional e de uma vaga na fase grupos da Copa Libertadores 2024. Se os cariocas tivessem vencido a competição, a chance de G5 ganharia força. Com o resultado deste domingo, teremos a briga com quatro vagas, ao menos até a definição da Copa Libertadores deste ano.
Uma das curiosidades do título do São Paulo foi o protagonismo de dois jogadores que deixaram o Grêmio em baixa. Rafinha e Alisson fizeram a festa da conquista, com muita valorização. O lateral-direito, por exemplo, foi o capitão da equipe paulista e levantou a taça.
O futebol, definitivamente, não tem uma receita pronta. Atletas fracassam em alguns ambientes e tem sucesso em outros. É preciso entender a complexidade deste esporte e não carimbar ninguém. Rafinha e Alisson não foram bem por aqui, especialmente o primeiro, e agora estão felizes em outro espaço. Talvez essa seja a aula deste domingo.