Como sincronizar a força de trabalho de mais de 200 profissionais com diferentes origens e habilidades para que produzam conteúdo para diferentes marcas e plataformas? Como surpreender leitores e ouvintes de Zero Hora, da Rádio Gaúcha, de GaúchaZH e do Diário Gaúcho, todos os dias, com fotos, textos, entrevistas, vídeos e infográficos?
A resposta para estas perguntas passa pelo talento dos jornalistas, claro, mas também pelo nosso planejamento. Peço licença para falar sobre os bastidores de uma das construções coletivas mais ricas da Redação: a reunião de pauta.
Às 8h, acomodada em uma das extremidades da mesa de reuniões da sala 305, Isabel Marchezan, editora de GaúchaZH, apresenta a audiência de GaúchaZH para os principais editores da Redação. Em sua segunda passagem pelo Grupo RBS, Isa, como a editora é chamada, liga o computador às 5h30min. Checa e-mails, verifica conteúdos deixados na noite anterior e mergulha em métricas digitais. O ritual permite que Isa, no começo da reunião, destaque as notícias publicadas em GaúchaZH com maior tempo de leitura e as que mais chamaram a atenção de leitores em geral e de assinantes, em particular. A informação é chave nas tomadas de decisão.
Exposta a visão geral, Isabel passa a palavra para Mariana Ceccon, chefe de reportagem da Rádio Gaúcha. Madrugadora como Isa, Mariana chega à Redação às 5h50min. Consulta duas dezenas de portais nacionais e do Interior. Enquanto vasculha as notícias, interage com ouvintes e com Antônio Carlos Macedo, no ar com o Gaúcha Hoje. Quando começa a falar das apostas da rádio, Mariana já tem uma visão global dos fatos no Estado, no Brasil e no mundo. Na medida em que detalha o que será coberto pela rádio, editores opinam, sugerem abordagens. Quando determinado tema é de interesse do impresso, outras camadas de apuração são recomendadas.
– A ideia é não ter retrabalho, mas, dependendo do assunto, colocamos mais repórteres na mesma história – diz Mariana.
É o que aconteceu na manhã da última quarta-feira. Um dia antes, o Ministério da Saúde havia informado que um morador de São Paulo tinha sido diagnosticado com coronavírus ao retornar de uma viagem à Itália. Para aprofundar a informação que colocou o Brasil na rota de uma epidemia mundial, destacamos nove repórteres com expertise nas áreas de saúde, economia, internacional e geral.
Finalizada a explanação da Mariana, editores de Comportamento e Cultura, Patrícia Rocha, de Esporte, Rafael Cecchin, de Notícias, Dione Kuhn, de Imagem, Rafael Ocaña, falam sobre suas apostas de reportagem e coberturas do dia.
– A característica central da reunião é a visão 360º da Redação, que produz conteúdo para todas as marcas, e o olhar mais focado no digital – sintetiza Isabel, falando sobre um processo que, há cinco anos, se desdobrava em três encontros ao longo do dia e planejava, exclusivamente, ZH.
A reunião, que dura cerca de uma hora, se encerra quando definimos a manchete e as fotos de capa e contracapa de Zero Hora. Mas na prática, outras conversas informais, nas editorias ou envolvendo o comando da Redação, são realizadas para ajustes finos do que será veiculado na Rádio Gaúcha e publicado em ZH, GaúchaZH e Diário Gaúcho. Na Redação, o planejamento exaustivo não impede que os rumos sejam revistos a qualquer momento.